Blog - Franco de Godoi Advogados

extravio de bagagem

Quais cuidados devo tomar para evitar o extravio de bagagem?

By Redação Godoi | 13/jan/2022 | 1359 Views | 0 Comentário

Dentre os problemas que surgem em viagens áreas, o extravio de bagagem é um dos que acometem com maior frequência os passageiros. Do que estamos falando? Bem, é literalmente sobre ter a sua mala perdida pelo caminho, no meio do que deveria ser um voo tranquilo. As consequências desse infortúnio são muitas e, caso esteja de férias, o contratempo pode atrapalhar toda sua programação!

Temos certeza de que você não quer passar por isso, não é mesmo? Então pode ficar em paz. Neste artigo exclusivo, nossos especialistas em Direitos Aéreos elencaram alguns dos cuidados que todo consumidor deveria tomar para evitar o extravio de bagagem e aproveitar ao máximo sua viagem

Acompanhe a leitura, anote nossas dicas e deixe suas dúvidas nos comentários!

Do que se trata o extravio de bagagem?

O procedimento padrão quando um voo se encerra é este: o avião pousa na pista, os passageiros são desembarcados, todos se dirigem ao saguão e, lá, aguardam pela aparição de seus pertences na esteira. Mas… E quando isso não acontece? Por que algumas malas não chegam ao seu destino? A este ocorrido damos o nome de extravio de bagagem e, por mais que pareça uma situação isolada, é muito comum!

Chamamos de “extravio” e não de “perda” porque, não necessariamente envolve o desaparecimento absoluto da bagagem. Pode ser apenas um atraso, um mal entendido ou, realmente, um caso mais sério. Para todos os efeitos, alguns pontos se mantém iguais:

  • O passageiro é prejudicado por não ter seus bens em mãos no momento planejado;
  • A resolução do caso pode demorar algum tempo para acontecer – e obstruir ainda mais os prazos que você porventura tenha, como uma reunião de trabalho, por exemplo;
  • O rastreio e identificação das malas ocorre mais rapidamente quando o consumidor faz a sua parte e segue todos os protocolos necessários para o embarque correto da bagagem.

Antes de falarmos sobre as medidas possíveis, vamos compreender os motivos para esse fato ocorrer?

extravio de bagagem banner 1

Principais causas do extravio de bagagem

Se comparado com a média mundial, o volume de bagagens extraviadas no Brasil é até baixo – mas isso não diminui a dor de cabeça para as pessoas que são lesadas nessas situações. No geral, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) estima que ao menos 3 processos administrativos por extravio de bagagem são registrados a cada 1000 passageiros. Enquanto isso, na Europa, a média é 9x maior!

Ou seja, independentemente da frequência dos ocorridos, esses casos não podem ser ignorados, pois ferem diretamente os direitos aéreos dos consumidores que, após muita pesquisa e preparação, veem seus planos frustrados por um erro das companhias aéreas. As causas mais comuns são:

A. Conexões

As chances de ocorrer extravio de bagagem em voos com conexões são maiores porque, no início do itinerário, a mala pode ser despachada em um local e não embarcar no próximo voo. Logo, não chega ao destino final porque nunca entrou no caminho, para começo de conversa! Normalmente, quando o intervalo é curto entre as conexões, aumentam as chances da bagagem se perder – isso porque, para evitar atrasos nos voos, as companhias aéreas vivem uma verdadeira correria.

B. Perda da identificação

Toda mala despachada recebe uma identificação, tanto do passageiro (algo que te ajude a diferenciar sua bagagem das demais, como um adesivo, uma fita ou uma estampa), quanto do seu destino. Se a tag não estiver na mala – porque caiu, foi removida, ou qualquer outro motivo – o profissional responsável pelo direcionamento não saberá para onde enviá-la. Logo, a mala fica perdida até que o dono reclame por ela. A partir do relato de extravio de bagagem, começam as buscas.

C. Falha da companhia

O extravio de bagagem também pode acontecer por puro descuido da empresa responsável pelo seu transporte. Como mencionamos anteriormente, ao realizar o despacho de uma mala, a responsabilidade por ela se torna da companhia, não mais do passageiro, pois o bem está sendo confiado em suas mãos. Ocorre que, entre o check-in e a colocação da bagagem na esteira, muita coisa pode mudar!

Problemas de logística e erros humanos são características de falha da companhia aérea – e muito mais comuns do que gostaríamos de admitir. Vale lembrar, no entanto, que as empresas lidam com muitas malas ao mesmo tempo, o dia inteiro, todos os dias, ou seja, erros podem acontecer.

D. Furto

Sim, embora seja uma das causas menos frequentes para o extravio de bagagem, o roubo das malas também pode acontecer. Seja na área interna ou externa do aeroporto, na esteira de entrega ou mesmo no desembarque do avião, as bagagens podem acabar sendo surrupiadas. Ou também pode ocorrer um engano entre passageiros, caso as malas sejam muito parecidas. Tudo isso pode ser apurado junto à companhia, analisando a movimentação no terminal.

extravio de bagagem banner 2

Como evitar o extravio de bagagem?

Para reduzir as chances de que sua bagagem seja perdida, existem alguns cuidados básicos que você pode tomar! São práticas bastante eficazes, como:

  • Faça um planejamento de voo, onde seja possível evitar conexões entre diferentes companhias ou com intervalos de embarque e desembarque muito curtos entre si;
  • Realize o check-in com antecedência – isso evita outros problemas, como a perda do voo
  • Verifique se não há etiquetas de voos anteriores na mala; 
  • Conheça os procedimento para retirar a bagagem; 
  • Use identificações internas e externas nas suas malas; 
  • Faça o uso de cadeados para proteção da bagagem.

O que fazer em caso de extravio de bagagem?

Se, mesmo seguindo todas essas boas práticas, ainda assim ocorrer extravio de bagagem, você deve receber assistência da companhia aérea na resolução da situação. Pode ser que, em pouco tempo, suas malas sejam localizadas e entregues em suas mãos – afinal, o prazo para encontrá-la é de 72 horas.

Ou, também pode ocorrer de muitos dias passarem até que, finalmente, seus pertences voltem ao dono. Já parou para pensar no transtorno que essa demora pode causar durante uma viagem?

Após desembarcar e verificar o extravio de bagagem, você tem 15 dias para reclamar e checar se há a possibilidade de indenização. Essa análise é feita por um advogado especializado em Direitos Aéreos e, geralmente, o valor aumenta conforme o tempo de espera pela bagagem (horas, dias, semanas).

Tal como outros problemas no voo, o extravio de bagagem causa dores de cabeça, estresse, desgaste emocional, além de prejuízos para o dia a dia do passageiro – o que constitui danos morais. Portanto, caso aconteça com você, não fique em silêncio! Lute pelos seus direitos e proteja os seus interesses. Do contrário, esse tipo de situação continuará ocorrendo indiscriminadamente!

extravio de bagagem banner 3

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre este ou qualquer assunto relacionado aos seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco! A Franco de Godoi está sempre disponível para te informar, orientar e ajudar a proteger os seus interesses.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!