Blog - Franco de Godoi Advogados

Pensando no Futuro: Dicas para fazer um bom planejamento familiar [MATERIAL GRÁTIS]

By Redação Godoi | 28/maio/2021 | 1266 Views | 0 Comentário

Pensar na sua partida é pensar no futuro de quem você ama. Por mais difícil que seja, essa afirmação é verdadeira – afinal, ao falecer, podemos deixar para trás não apenas entes queridos, mas também bens herdáveis que precisarão de um destino. Sabendo disso, a melhor forma de garantir a segurança dos seus parentes (e do seu patrimônio) é começar desde cedo a fazer seu planejamento familiar. No artigo de hoje, vamos te ensinar como. Acompanhe!

Planejamento familiar “póstumo”?

Mais do que nunca, o futuro é imprevisível. Sim, nós sempre soubemos que não dá para contar com o dia de amanhã, mas, especialmente no momento atual pelo qual o mundo está passando, é comum se perguntar: “O que será da minha família se algo acontecer comigo?”. Apesar de “mórbido”, esse é um questionamento necessário! Precisamos nos preparar ao máximo para o futuro – essa é a melhor maneira de evitar:

  • Conflitos e intrigas entre seus parentes;
  • Audiências, negociações e acordos em tribunal;
  • Disputas jurídicas pelos seus bens;
  • Que sua vontade seja negligenciada após sua partida.

3 Passos para um bom planejamento familiar

Antes de escolher a modalidade de planejamento familiar que melhor se adequa à sua realidade financeira, existem alguns pontos de análise  que devem ser levados em consideração. Vamos falar sobre eles primeiro para, mais adiante, abordarmos os mecanismos de sucessão propriamente ditos:

1. Faça um levantamento do seu patrimônio

A ideia aqui não é elaborar um laudo minucioso e sim uma lista simples com os primeiros elementos que vêm à sua mente. Você sabia, por exemplo, que dívidas também podem ser herdadas? Pois é! Além de bens físicos (propriedades; terrenos; imóveis; indústrias; negócios; automóveis e outros bens), muitas pessoas também precisam arcar com os débitos ativos de seus parentes falecidos.

Dica: Monte uma tabela, dividindo seu patrimônio em positivo e negativo. Nas respectivas colunas, insira o dinheiro no banco, investimentos, joias, casas, etc. Esse recurso visual te dará maior clareza de todos os bens que possui e de como poderá distribuí-los.

2. Procure entrar em consenso com seus parentes

Infelizmente, quando o assunto é divisão de herança, é mais comum ver parentes envolvidos em disputas judiciais do que se imagina. Por que isso acontece? Justamente pela falta de planejamento familiar! Se tivéssemos o hábito de conversar em vida sobre plano sucessório, administração de bens, além de expressar claramente quais são nossas vontades e expectativas (usando inclusive documentos oficiais para atestar esses desejos) sobre nossos patrimônios, muitas intrigas seriam evitadas.

Dica: Naturalizar a temática da perda em sua família, isto é, abordar o assunto da sua partida com objetividade e realismo, é uma forma de garantir que todos estejam conscientes dos seus planos e preparados para este momento. É claro que nenhuma conversa prévia tornará o falecimento de quem amamos menos difícil, mas pode garantir justamente a harmonia de que precisamos para superar o luto.

3. Conte com ajuda especializada nessa jornada

Levando em consideração que a transferência de propriedade é um procedimento sério, envolto em muitos detalhes legais e jurídicos, o ideal é que você escolha profissionais de confiança, com experiência e seriedade, para te auxiliar na elaboração de documentos e escolha de métodos. Ah, sim, por “métodos” estamos nos referindo às diferentes formas que podem ser utilizadas para o processo de sucessão

A Franco de Godoi preparou um material exclusivo, com orientações simples e práticas para te ajudar a escolher seus herdeiros com tranquilidade e respaldo legal. Baixe nosso Guia Prático do Planejamento Familiar e garanta os direitos dos seus parentes:

Ou seja… Mais do que definir o que deve ser feito com os seus bens após a sua partida, dedicar-se ao planejamento familiar é preparar toda uma estrutura para garantir conforto, segurança e proteção jurídica para as pessoas que você ama! Quanto mais falarmos sobre esses assuntos agora, menos dor de cabeça teremos no futuro.

Se você estiver precisando de ajuda para elaborar o seu Testamento, quiser assessoria para fazer um bom planejamento familiar, ou ainda se restou alguma dúvida sobre esse assunto; entre em contato conosco! Conte com a Franco de Godoi para proteger e defender os seus direitos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!