Blog - Franco de Godoi Advogados

Voo cancelado – Entenda seus direitos aéreos

By Redação Godoi | 03/fev/2020 | 1526 Views | 0 Comentário

Às vezes um voo deve ser cancelado, principalmente em ocorrências em que a vida dos passageiros venham a correr risco. Existem algumas medidas que podem ser tomadas em caso de cancelamento indevido do voo, ou preterição de embarque (embarque negado mesmo tendo cumprido todos os requisitos), por conta de atraso, embarque não realizado por motivo de segurança operacional, condições climáticas, troca de aeronave ou overbooking. 

Voo adiado ou voo cancelado, e agora?

Caso aconteça isso com você, saiba que você tem direitos aéreos por até 5 anos contados a partir do momento em que houve o problema com voo cancelado ou adiado. 

Veja algumas situações: 

  • Caso você já esteja no aeroporto e o cancelamento for informado próximo ao horário do voo, a companhia aérea deve manter o passageiro atualizado sobre a situação a cada 30 minutos, quanto a previsão do novo horário;
  • A partir de 1 hora do ocorrido, a empresa aérea deve oferecer assistência material, como comunicação (internet e telefonemas);
  • Depois de 2 horas, você tem o direito a alimentação, seja por vouchers, lanches ou bebidas. Com 4 horas ou mais de atraso, cabe o direito à acomodação ou hospedagem incluindo transporte até o local;
  • Já em caso de voo cancelado, a empresa deve oferecer além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso. 

Falta de assistência e transtornos

Mesmo havendo a assistência da companhia aérea, o estresse causado, a perda de um compromisso importante, perda de valiosas horas e todo tipo de inconvenientes recorrentes do adiamento ou cancelamento do voo, já é possível uma indenização por ocorrência de danos morais.

Não deixe que este tipo de inconveniente passe em vão, a companhia aérea é uma prestadora de serviços, logo deve fornecê-los adequadamente. Caso não, você tem direitos! 

Passou por alguma situação de voo cancelado nos últimos 5 anos? Conte-nos seu relato e veja se tem direito à indenização por cancelamento de voo. 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!