Blog - Franco de Godoi Advogados

Os mais comuns problemas com voo e como evitá-los

By Redação Godoi | 17/fev/2020 | 1285 Views | 0 Comentário

Uma viagem de avião gera uma grande expectativa. Em uma viagem a lazer, as preparações começam algum tempo antes, mas em uma viagem de negócios, a preparação pode nem acontecer. Voos perdidos, atrasados, cancelados e outros problemas com voo pode ser algo rotineiro em aeroportos, mas são um grande estresse para o passageiro. Conheça os problemas com voo mais comuns e como solucioná-los no texto abaixo:

Problemas com voo – Atrasos

É comum chegar bem antes no aeroporto para evitar todo tipo de contratempo que pode acontecer durante o caminho, mas é aquilo, contratempos acontecem quando menos esperamos. Em caso de voos nacionais é recomendado chegar 2 horas antes do programado, internacionais 3 horas.

No caso do seu voo atrasado em mais de 4 horas, o que pode fazer com que você perca compromissos, é possível solicitar indenização. 

Problemas com voo – Cancelamento

Voo cancelado quase na hora do embarque é muito comum e pega o passageiro de surpresa. Os mais comuns são os motivos técnicos, motivos de operação e imprevisibilidades gerais, como condições climáticas. É sempre bom saber dos nossos direitos em casos assim. Quando o voo é cancelado, você pode ser indenizado por isso. Saiba mais aqui. 

Problemas com voo – Check-in

Pensando em evitar grandes filas e agilizar o processo, algumas empresas disponibilizam o check-in online, ou o autoatendimento nos aeroportos, sendo útil para quem tem conexão de internet e nenhum problema no sistema. E se você não conseguir realizar o check-in em nenhuma dessas opções, você pode pedir a ajuda dos auxiliares da companhia aérea. 

Problemas com voo – Documentação

Na correria de ir para o aeroporto, podemos esquecer algumas coisas. Uma delas, e de extrema importância é a documentação. Para os voos nacionais, apenas o RG com o número do CPF já é suficiente para embarcar. Agora para viagens para o exterior, o passaporte é o único documento válido, e deve estar com a data de validade em dia. E em alguns países como Canadá e Estados Unidos, a entrada é permitida apenas com o visto, que você consegue nas embaixadas por meio de uma solicitação. É importante mencionar que em alguns países são necessárias algumas vacinas, e devem ser tomadas, no mínimo, 10 dias antes da viagem.

Problemas com voo – Extravio de bagagem

Uma grande causa de dores de cabeça é quando a sua bagagem é extraviada durante o caminho. Qualquer tipo de problema que você tiver com a sua bagagem, deve ser comunicado à companhia aérea por meio de um RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem), que deve ser realizado ainda no aeroporto. Você também pode usar o SAC, mandando um e-mail para fazer uma reclamação. E se a empresa não entregar a sua bagagem imediatamente, você tem o direito a uma compensação financeira para adquirir  os itens perdidos. O valor pode variar de acordo com a rota, por isso você deve guardar o RIB, os comprovantes e recibos dos itens que foram comprados.

Problemas com voo – Volume de ocupação de voo e overbooking

Em voos com uma taxa de ocupação inferior a 30%, as companhias aéreas podem optar pelo cancelamento, e reprogramar outro voo que sairá mais tarde. Você pode solicitar de reembolso ou auxílio de acomodação, alimentação e comunicação, é o seu direito. 

Já em caso de overbooking, quando a companhia aérea vende mais passagens do que a aeronave comporta, é possível pedir uma compensação, além da obrigatoriedade da companhia em solucionar problemas, como remarcar o voo para data e horário de sua conveniência, embarcar o passageiro no voo mais próximo quando há disponibilidade, reembolso integral, hospedagem e transporte, concluir a viagem por outra modalidade de transporte.

Problemas com voo –  Perda de voo com conexão

No caso das conexões, em que você precisa mudar de avião, você tem que esperar a hora informada para fazer o novo embarque. Quando você passar por essa situação, fique bem atento com no horário do novo voo. Com o deslocamento para o portão, você acaba perdendo um tempo que pode ser o necessário para fazer com que você perca o voo.

Conclusão

Às vezes evitar que os problemas aconteçam, não são o suficiente, pois podem ter intercorrências que não dependem do seu planejamento e organização e sim da idoneidade da companhia aérea. Na maioria das vezes a indenização oferecida pela companhia aérea não cobre o prejuízo que foi causado, muito menos o danos morais. Você tem os seus direitos em caso de problemas com voo, e a Franco de Godoi pode ser o meio que você procura para garanti-los. Preencha o formulário nos contando o ocorrido, vamos abrir um protocolo e em breve entraremos em contato:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!