Direito imobiliário: Quais são as áreas de atuação?
O direito imobiliário é responsável por regular as relações jurídicas que decorrem da propriedade de bens imóveis.
E ele envolve diversas áreas, tais como:
- O direito de construir;
- Locação;
- Direito de vizinhança;
- Venda;
- Condomínio;
- Ações possessórias;
- Doação
- A compra de um imóvel;
- Financiamento;
- Usucapião;
- Registro.
Abaixo iremos abordar os 2 assuntos mais pertinentes das áreas de atuação, para ficar mais claro quais são os seus direitos imobiliários.
Compra e venda de imóvel
O mais comum negócio imobiliário, com certeza é a compra e venda de imóveis. E infelizmente diversos problemas podem acontecer no decorrer deste processo. Um profissional na área de direito pode te ajudar desde a análise de documentação de um imóvel, até o registro da escritura pública de compra e venda, ou até na elaboração do contrato de promessa de compra, análise de contratos de financiamento, entre outros.
Locação
O profissional da área de direito pode ajudar tanto o locador quando o locatário, redigindo um contrato de locação, como também eventuais questionamentos de cláusulas que possam prejudicar o locatário, elaboração de notificação extrajudicial ou até ingresso de ação de despejo por exemplo.
Conclusão
O direito imobiliário envolve muitas áreas, pois problemas durante todo o processo de compra, venda e locação, por exemplo, são comuns.
Um problema que pode ocorrer na compra de um apartamento na planta, é o distrato de imóvel. Você pode entender mais sobre o assunto aqui.
Caso você precise de uma assessoria completa no que se trata de seus direitos imobiliários, conte com a experiência da Franco de Godoi para não deixar os seus direitos de lado.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!