Blog - Franco de Godoi Advogados

O imóvel que você quer comprar tem um preço muito baixo? Desconfie!

By Redação Godoi | 22/dez/2020 | 1293 Views | 0 Comentário

Você decidiu procurar um novo lar para viver com sua família e começou a fazer pesquisas na web, esperando encontrar algum que se encaixe nas suas expectativas e necessidades. Dentre várias ofertas, surge uma que parece ser imperdível: um imóvel excelente, bem localizado, com ótima infraestrutura e um preço muito baixo. Por mais irresistível que seja fechar esse negócio o mais rápido possível, é nessa hora que você deve parar e refletir: Por quê um apartamento como esse está pedindo um valor tão baixo? Há algo de errado com ele? Será que é um golpe?

Infelizmente, pode sim se tratar de uma fraude ou de um imóvel irregular. Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas de como se prevenir desse tipo de propaganda enganosa e não acabar fazendo um mau negócio que vai transformar o momento mágico de escolher uma casa nova em uma tremenda dor de cabeça para conseguir seu dinheiro de volta. Saiba como se proteger dessas situações!

Viu um preço muito baixo? Desconfie!
Depois de um ano um tanto conturbado para o comércio em geral como foi 2020, vendedores de todo tipo de produto – inclusive de imóveis – tiveram que diminuir o preço de suas ofertas para conseguir contornar a crise e realizar algumas vendas. Porém, na contramão do resto do mercado, o setor imobiliário experimentou um aquecimento expressivo e pôde, até certo ponto, manter seus valores: com a escassez de matéria prima, os custos para a construção cresceram, ao passo que, com a redução das taxas de crédito, o preço dos imóveis diminuiu.

Porém para tudo existe limites! Para cada tipo de produto existe uma tabela básica de preços que podem ser imputados. Esses “valores de mercado” direcionam quanto você pode ou não cobrar. As tabelas seguem regras estritas e imutáveis. Os preços podem sim variar um pouco de uma  imobiliária para outra, mas dificilmente têm alterações bruscas. Portanto, se um imóvel em região que costuma apresentar valor médio de R$350 mil é anunciado por R$100 mil, é no mínimo algo estranho. Isso costuma ser feito quando:

  1. O imóvel é irregular – possui alguma pendência jurídica, está hipotecado, não tem registro legal ou qualquer outro problema jurídico/econômico do qual o proprietário queira se livrar;
  2. O imóvel está em más condições – e o proprietário o anuncia com fotos antigas e descrições fraudulentas, tentando repassar o bem (geralmente recusam visitas presenciais);
  3. O imóvel não pertence ao anunciante – casos comuns, inclusive, onde uma pessoa anuncia o bem de outra (do qual não tem propriedade) apenas para receber o dinheiro, mas nunca entrega o produto para o comprador (pois já tem dono).

Mesmo que não conheçam essas regras e artimanhas criminosas, os consumidores estão amadurecendo cada vez mais com o passar do tempo – e experiências anteriores frustrantes – fazendo sua parte para se prevenir de golpes, fraudes e outros tipos de “ciladas”. Segundo pesquisas de comportamento digital, ao se deparar com ofertas atraentes demais nos sites de compras online, essas pessoas tendem a desconfiar e:

  • Procurar pelo mesmo produto em outras lojas e comparar os preços;
  • Pesquisar por reclamações sobre a empresa em sites como o Reclame Aqui;
  • Procurar fotos recentes do imóvel e provas de que o anunciante realmente é o proprietário;
  • Investigar a reputação da empresa com outros consumidores (comentários, notas e avaliações em sites de compra);

Como não sofrer golpes ao comprar um imóvel?

Existem algumas medidas de segurança que você sempre deve tomar ao fechar negócios, sobretudo imobiliários, dentre elas:

  1. Prefira negociar com imobiliárias de reputação conhecidas por sua idoneidade e credibilidade;
  2. Preste muita atenção e exija todos os documentos relativos ao registro e compra do imóvel;
  3. Visite o imóvel desejado, faça registros (fotos e anotações) de suas condições e infraestrutura;
  4. Compre com intermédio de empresa (preferencialmente) e não direto com o proprietário;
  5. Não ceda à pressão do anunciante caso ele comece a insistir para que você feche a compra.

E se você estiver tendo dificuldades para identificar a confiabilidade de um anúncio que encontrou na rede, se comprou um imóvel e descobriu que se tratava de golpe, ou ainda se restou alguma dúvida sobre esse assunto; entre em contato conosco e conte com a assessoria da Franco de Godoi para proteger e defender os seus direitos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!