Blog - Franco de Godoi Advogados

viagens de avião com crianças

6 perguntas e respostas sobre viagens de avião com crianças

By Redação Godoi | 09/dez/2021 | 1139 Views | 0 Comentário

Você planeja fazer viagens de avião com as crianças neste final de ano? Então precisa ficar atento às regras e boas práticas para que esse passeio ocorra com tranquilidade!

A experiência do voo pode ser estressante até para os adultos, que dirá para seus filhos. Sabendo disso, é essencial cuidar do conforto e segurança dos pequenos nesse processo. Para te ajudar, neste artigo vamos responder 6 questões que serão muito úteis na hora de planejar suas férias em família. Acompanhe a leitura:

Perguntas e Respostas: Crianças em viagens de avião

1) Com que idade as crianças podem embarcar?

Para alívio dos pais, bebês com a partir de 0 meses podem viajar tranquilamente. No entanto, atente-se às determinações de cada companhia quanto a idade, pois existem certas restrições. 

Para algumas empresas é permitido que recém-nascidos a partir de 2 dias de idade embarquem – caso da America Airlines – porém, levando em consideração todas as implicações físicas que as viagens de avião podem causar, os pais precisam apresentar um atestado médico antes do voo. Já outras companhias têm outra posição – como a Ryanair – estabelecendo como idade mínima 7 dias de vida.

No geral, os bebês precisam ter ao menos 14 dias para fazer viagens de avião. Então, antes de comprar a passagem, verifique a idade limite pré-estabelecida pela companhia. 

2) Nas viagens de avião posso levar alimentos para o meu filho?

A restrição de líquidos é bastante comum nos voos, mas não se aplica à alimentação das crianças menores de 2 anosVocê poderá embarcar com alimentos para crianças pequenas, compreendendo leite e sucos de frutas. Em relação à quantidade, não existem limites, Assim, de barriguinha cheia, é mais fácil garantir a comodidade das crianças durante as  viagens de avião!

3) Se a criança precisar viajar sozinha, o que devo fazer?

Seu filho pode viajar desacompanhado, tanto para destinos nacionais, quanto internacionais a partir dos 5 anos. Obviamente, existem regras para garantir a segurança do menor ao longo de todo o trajeto. 

O primeiro passo para que a criança ou adolescente viaje sozinha é preencher o formulário de autorização disponível no site da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Esse documento contém:

  • Declaração de transporte da criança pela companhia; 
  • Autorização de recolha da criança no aeroporto por uma pessoa designada à função

Você deve preenchê-lo digitalmente, imprimir, assinar e reconhecer firma em cartório antes da viagem. Feito isso, não se preocupe, pois seu filho será acompanhado constantemente por um funcionário da companhia, do check-in até o desembarque. 

4) Quais documentos são necessários nas viagens de avião com crianças?

Além do formulário da ANAC citado acima, outros documentos serão cobrados para as viagens de avião. Não são muito diferentes do que costuma ser solicitado aos adultos, mas para…

Menores acompanhados

Serão solicitados:

  • Documento oficial com foto (RG) em boas condições do menor e dos pais; 
  • Certidão de nascimento original ou cópia autenticada;
  • Caso a criança viaje com apenas um dos genitores, é preciso liberação do outro responsável em duas duplicações. Elas devem ser autenticadas e apresentar o período de viagem. 

Para os bebês de até 2 anos, a certidão de nascimento e passaporte serão cobrados para embarque. 

Menores desacompanhados

Crianças entre 5 a 12 anos podem fazer viagens de avião com parentes de até terceiro grau. Neste caso deve ser apresentada:

  • Certidão de nascimento ou RG, original ou cópia autenticada;
  • Documentos originais dos responsáveis que comprovem o parentesco; 
  • Autorização dos pais em duas duplicações autenticadas em cartório e com período de viagem. 

5) Em casos de atraso, minha família tem direito a acomodações?

Se o voo atrasar, a família deve ser amparada pela companhia aérea. Nestes casos, todos terão direito a receber alimentação enquanto aguardam o voo atrasado. Esse benefício pode ser oferecido em forma de vales ou reembolso de valores gastos para se alimentar. 

Se o tempo de espera for longo, também é direito do passageiro uma acomodação sem custos para toda família. A companhia deve se encarregar do transporte do aeroporto para a acomodação e vice-versa, garantindo o bem-estar dos seus clientes.

6) Se eu tiver problema no voo, meu filho também será compensado?

Por fim, se houver algum problema durante as viagens de avião, como cancelamentos, o direito da criança não pode ser deixado de lado! 

Mesmo que o valor da passagem seja inferior ao de um adulto, seu filho também receberá o reembolso integral. Para compensação, considera-se a confirmação do passageiro, a distância do voo e a duração do atraso, não o valor da passagem em si. 

A criança só deixa de ser recompensada se não tiver custos na passagem, a única exceção para a regra. Normalmente, os bebês podem ter 90% de desconto nas passagens e algumas companhias isentam o custo.

viagens de avião problemas

Conclusão

Com essas perguntas respondidas, suas viagens de avião com crianças serão muito mais confortáveis, não é verdade? Lembre-se de que, essencialmente, o mais importante é assegurar que os pequenos esteja, seguros e confortáveis, o que envolve sua alimentação, acomodação e acompanhamento. Mantenha em mente também os seus direitos Aéreos – que são os mesmos dos seus filhos – para garantir que não haverão dores de cabeça no passeio em família.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre este ou qualquer assunto relacionado aos seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco! A Franco de Godoi está sempre disponível para te informar, orientar e ajudar a proteger os seus interesses.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!