Seja por perda de emprego, quebra de cláusula contratual ou qualquer outro motivo, talvez você precise pedir o distrato de um imóvel que estava comprando. Esse é um processo bastante comum, principalmente quando se adquire um apartamento na planta: sem a garantia de que o imóvel será entregue na data prevista – e de que terá o dinheiro necessário para pagar o financiamento – muitos consumidores se veem em um “beco sem saída”, onde a melhor opção é interromper a compra e deixar o sonho da casa própria mais para frente. Porém, alguns problemas podem ser enfrentados nesse procedimento e muitos deles se dão por abusos cometidos por alguns dos principais personagens envolvidos na história. Hoje vamos te contar quem participar do distrato de imóvel e qual a influência de cada um desses agentes. Acompanhe a leitura e se informe!
Distrato de imóvel: do que se trata?
Apesar de toda a negatividade da situação, pedir a rescisão contratual de um imóvel na planta é a forma que muitos consumidores encontram de reaver algum dinheiro durante momentos de crise financeira. É a isso que damos o nome de distrato de imóvel: o processo em que o consumidor decide desistir da compra e, consequentemente, dependendo do tipo de empreendimento (se este faz ou não parte do patrimônio de afetação da construtora) e dos motivos pelos quais a decisão foi tomada (partindo do cliente ou por culpa da construtora), determinada quantia deve ser devolvida. Esse procedimento tem respaldo jurídico, ou seja, é um direito do consumidor que não pode ser negado ou obstruído por ninguém!
Personagensenvolvidos no distrato de imóvel Na breve explicação que demos acima você já deve ter identificado alguns dos principais componentes desse processo, não é mesmo? Agora vamos abordar com mais profundidade cada um deles e te mostrar o caminho para, conciliando interesses e contando com as pessoas certas, conseguir proteger os seus direitos durante o distrato de imóvel. Confira:
Em resumo: Um processo de distrato de imóvel é complexo e bastante elaborado, pois envolve direitos e deveres de todas as partes envolvidas no contrato, financiamento e construção do empreendimento. Para garantir que tudo saia conforme a Lei e que os seus direitos sejam respeitados, é essencial contar com respaldo jurídico e a assessoria de profissionais competentes, experientes no Direito Imobiliário e em processos do tipo. Acima de tudo, porém, é fundamental se informar – conhecer os seus direitos, ler atentamente o contrato e suas cláusulas, denunciar abusos e saber a quem recorrer em caso de necessidade.
Se você estiver enfrentando problemas para pedir o distrato de imóvel de um apartamento que estava comprando, ou ainda se restou alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco e conte com a ajuda de especialistas! Afinal, você tem direitos, e nós temos o caminho até eles.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!